Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de Solo e Água é apresentado na Semana Arrozeira

Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul afirmou que a proposta é de longo prazo

Publicação:

Ernani Polo - Semana Arrozeira de Alegrete
Ernani Polo - Semana Arrozeira de Alegrete - Foto: Flávio Burin/Divulgação
Por Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

O Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, promovido pelas secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Educação do Rio Grande do Sul, foi apresentado pelo secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, na noite desta terça-feira durante a nona edição da Semana Arrozeira, organizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete. O objetivo do plano, que também conta com o apoio de entidades do setor, é de coordenar, incentivar, apoiar e imprimir visibilidade a ações integradas com instituições públicas e privadas para implementação de uma agricultura conservacionista para melhoria da produtividade, produção e rentabilidade agrícola.

De acordo com o secretário, a ideia é também de estabelecer programas, diretrizes e instrumentos para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água. Polo apresentou avanços que a proposta criada no ano passado já vem conquistando. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro a criar um planejamento conservacionista. "Queremos deixar um legado para as futuras gerações. Temos muitos multiplicadores que estão passando a mensagem da necessidade de cuidados com o solo e a água", afirmou.

O secretário da Agricultura ressaltou o trabalho que também está sendo desenvolvido nas escolas de modo a mostrar a importância do assunto às futuras gerações. Os técnicos estão corrigindo e aprimorando junto aos agricultores sistemas de produção de forma a contribuir para a manutenção do solo. Polo explicou que o programa se trata de um projeto de estado. "Os governos passam mas a necessidade dos cuidados com o solo e a água para a agricultura continuam. Quando constituímos o programa deixamos claro que o objetivo é fazer um trabalho a longo prazo", observou.

A Semana Arrozeira é realizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete com co-participação da Unipampa e tem o patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sicredi, Fertilizantes Heringer, Super Tratores, CAAL, Kepler Weber e Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento estão no site www.semanaarrozeira.com.br.

 

Mais informações sobre a Semana Arrozeira

Site: www.arrozeirosdealegrete.com.br

Facebook: www.facebook.com/arrozeirosde.alegrete

Contato

AgroEffective

Assessoria de Comunicação da Semana Arrozeira

Nestor Tipa Júnior: (51) 9911.2214 - nestor@agroeffective.com.br

Rejane Costa: (51) 9898.1779 - rejane@agroeffective.com.br

Emerson Alves: (51) 9165.0244 - emerson@agroeffective.com.br

Site: www.agroeffective.com.br

Facebook: www.facebook.com/agroeffective

Twitter: @agroeffective

Conteúdos relacionados

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água