Manejo e conservação do solo e água são temas de palestra em São Miguel das Missões

Interessados em qualificar a produção agropecuária e preservar os recursos naturais, agricultores e técnicos de São Miguel das Missões participaram na terça-feira (19/07), de palestra técnica sobre manejo e conservação do solo e da água, no auditório da Câmara de Vereadores. A explanação foi conduzida pelo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de manejo de recursos naturais, engenheiro agrônomo Fernando Dornelles Fagundes.

Na oportunidade foram abordados o histórico da formação do solo, a ação do homem na utilização do solo para produzir alimentos para subsistência e comercialização, o uso de práticas conservacionistas como terraceamento e boa cobertura do solo.  Foram propostas alternativas também como o uso de plantas recuperadoras, subsolagem e outras práticas conservacionistas e de manejo, de acordo com cada realidade.

O próximo passo será a realização de uma demonstração de método de cuidados com o solo, com a visualização da compactação do solo e técnicas para sua redução em uma propriedade rural de São Miguel das Missões.

Palestra Solos Su£o Miguel das Missoes
Palestra Solos Su£o Miguel das Missoes - Foto: Deise Froelich