Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água será permanente na Expodireto/Cotrijal
Anúncio foi feito pelo presidente Nei Mânica durante debates envolvendo o programa “Conservar para Produzir Melhor”
Publicação:
Foi com um auditório central lotado que o Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água aconteceu, na Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque. Momento de apresentar e discutir o “Conservar para Produzir Melhor”, programa estadual, coordenado pela secretaria da agricultura, pecuária e irrigação, em conjunto com secretaria do desenvolvimento rural e cooperativismo, do ambiente e desenvolvimento sustentável e da educação, que tem, entre seus objetivos, o aumento da produtividade com sustentabilidade. Na ocasião, o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei César Mânica anunciou que o fórum terá edições permanentes na feira.
Foi assinado um Termo de Cooperação técnica de propostas para integração de ações entre Seapi, SDR, Sargs, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, BADESUL, SICREDI.
Entre as diversas metas do programa está o incentivo as boas práticas de manejo e a rotação de culturas, onde a cultura do milho é uma das indicadas para entrar na rotação com a soja.
O Fórum possibilitou uma ampla discussão sobre a conservação do solo e da água, contando também com explanação do Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, que destacou a importância da governança em solos, com a realização de auditorias em áreas específicas, como em programas de aquisição de alimentos, em setores operacionais de crédito rural e em perímetros irrigados, etc...
Também pelo Tribunal de Contas da União, o auditor Vinícius Neves falou sobre índices de estratificação de tipos de solos em comparação de metodologias utilizadas no Brasil e nos Estados Unidos para mapear solos e áreas cultiváveis.
Ainda palestraram, José Eloir Denardim, da Emprapa CNPT, que reforçou a necessidade da disseminação de uma cultura entre os agricultores que permita o uso adequado da água e o cuidado com o solo, para que seja permeável, permitindo assim o aumento de produtividade. Pela Emater, o engenheiro agrônomo Edemar Streck valorizou a necessidade de disseminar o “Conservar para Produzir Melhor” pelo Estado, em fóruns regionais permanentes, envolvendo prefeituras e escolas, para reafirmar o objetivo de levar as boas práticas ao agricultor.
"Foi um grande fórum, onde alcançamos o objetivo de colocar este importantíssimo assunto em pauta. O Conservar para Produzir Melhor é um programa de Estado, que envolve uma série de entidades e instituições com o intuito de desenvolvermos uma cultura permanente de conservação do solo e da água, visando produção com sustentabilidade. Para isto, um dos nossos objetivos é viabilizar uma política de incentivo para o financiamento da cultura do milho, visando melhorar a qualidade do solo e a produtividade das culturas, como também a capacitação em agricultura conservacionista de técnicos para que possam atuar em sintonia com o programa e isto faz parte do Termo de Cooperação que assinamos com as instituições bancárias." diz o secretário Ernani Polo.
Participaram do Fórum, o secretário do desenvolvimento rural, pesca e cooperativismo, Tarcísio Minetto e o presidente da Emater, Clair Tome Kuhn, o presidente da FECOAGRO, Paulo Pires e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.