Entidades do Alto Uruguai assinam Termo de Compromisso para campanha de conservação do solo e água
Publicação:

Diversas entidades assinaram Termo de Compromisso e Adesão Voluntária para campanha de Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água na região do Alto Uruguai, na quinta-feira (15/12), na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau). A campanha integra as ações do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água - Conservar para Produzir Melhor, através de uma politica permanente do Estado, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Educação.
O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Cezar da Rosa, expôs o programa e destacou ações que já estão sendo executadas na região, como capacitação dos técnicos, instalações das Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) nos 32 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, dias de campo e seminários.
A meta desta politica pública é contribuir para recuperar a capacidade de infiltração e armazenagem de água no solo, reduzir a taxa de erosão do solo, aumentar a diversidade de culturas, contribuir na melhoria da fertilidade de solo, o incremento da rentabilidade agrícola e das cadeias produtivas que integram a agropecuária gaúcha e a qualidade de vida nos meios rural e urbano, integrando profissionais, promovendo e apoiando projetos e atividades orientadas à implementação da agricultura conservacionista no Rio Grande do Sul.
Na região, o documento foi assinado pelo presidente da Amau, prefeito Luiz Ângelo Poletto, pelo Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), Luiz Mário Spninelli, pelo diretor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) - campus de Erechim, Anderson Ribeiro, pelo diretor do Instituto Federal Fronteira Sul (IFRS), Odair José Spenthoff, pelo vice-presidente da Cotrel, Nelson Gireli. Também assinaram o documento, o presidente da Sicredi Norte, Adelar Parmeggiani, o diretor da Cresol, Carlos Vando Cupercini e o diretor da Faculdade IDEAU, Flávio Carlos Barro, na reunião representado pelo professor Ronaldo Meireles. A campanha será coordenada por representantes da Amau, da Emater/RS-Ascar, URI, Cotrel e Sicredi.
Os representantes das entidades parceiras da campanha do Alto Uruguai destacaram a importância destas ações serem uma politica permanente de Estado e do trabalho integrado e articulado entre as parcerias na execução da campanha e das atividades previstas no programa, entre elas, incentivar, motivar e orientar os produtores com foco nestas ações de conservação do solo e da água para produzir melhor. Também frisaram a importância de manter o foco na concretização de atividades voltadas para boas práticas de produção ao enfocarem a importância do setor primário para a região.
