Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre sedia IV Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água

Publicação:

Plateia assiste a autoridades sentadas ao palco, enquanto o secretário da agriculturaOdacir Klein está no púlpito discursando
Evento discutiu realizações do programa e perspectivas para 2019 - Foto: Eduardo Oliveira

IV Conferência Estadual do Solo e Água.

No dia 5 de dezembro foi realizada a IV Conferência Estadual do Solo e da Água, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS), em Porto Alegre. O evento é realizado anualmente nesta data em comemoração ao Dia Mundial do Solo e integra as atividades do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água – Conservar para Produzir Melhor e é uma realização do Grupo Gestor deste Programa.

O evento teve início às 8 horas, com café receptivo e com uma exposição de atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Santana de Antônio Prado com referência ao tema solo e água. Esta exposição foi uma amostra das atividades realizadas nas Escolas do Campo da Secretaria da Educação.

Na abertura oficial, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, neste ato representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, destacou em sua fala a grande interação entre as secretarias e suas vinculadas, que tornam possível a execução das atividades. “O programa é de grande importância e da maior responsabilidade. A população mundial está aumentando e vivendo cada vez mais. Precisamos produzir mais alimentos sem deixar de lado a sustentabilidade”.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, o Deputado Ernani Polo, que era secretário da agricultura durante a criação do programa, disse que o “papel de levar conhecimento ao produtor rural é do poder público junto com a iniciativa privada. A falta do alimento traz consequências gravíssimas. Temos grande potencial para produção, mas podemos aumentar cuidando do solo”.

Também estiveram presentes no evento o Promotor de Justiça Dr. Daniel Martini, representando o Ministério Público, Diego Melo Pereira, representando SEMA,  o secretário adjunto da SDR Claudemir Locatelli, a representante da SEDUC Sônia Lopes dos Santos, o presidente da EMATER, Iberê Orsi, o presidente  da SARGS, Ivo Lessa, o vice presidente do Senge, Luiz Bortoli,  pela superintendência do Ministério da Agricultura,  Jairo Carbonari. Estiveram presentes também demais integrantes do Grupo Gestor como o SINDITABACO, CCGL-TEC, FAMURS, BRDE, UFRGS, EMBRAPA e uma série de profissionais das regionais da EMATER prestigiaram o evento.

A programação do evento contou com diversas apresentações de profissionais ligados a órgãos e entidades que coordenam e executam o programa, tais como Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), Secretaria da Educação (SEDUC), Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) e  EMATER. O evento contou ainda com apresentações da EMBRAPA, da UFRGS, da Associação Brasileira dos Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A) e de uma palestra motivacional da Cereus Treinamentos. Ao final do encontro teve uma avaliação das atividades realizadas em 2018 e estratégias para avançar em 2019.

As apresentações estão disponíveis neste site na seção Palestras

Objetivo da Conferência

Objetivo central da IV Conferência foi o de estabelecer políticas agrícolas que incentivem os agricultores a adotar práticas de controle à erosão e produção de água de qualidade, no Rio Grande do Sul, que é uma tendência no Brasil e no mundo. Complementar as políticas públicas para incentivar a adoção de práticas de conservação do meio ambiente, especialmente solo e água, em todos os níveis da sociedade.

Nesta edição o patrocínio foi da SYNGENTA por intermédio de parceria com a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água